
A batalha entre X, Bluesky e Threads
O X, uma plataforma de mídia social adquirida por Elon Musk em 2022, enfrentou inúmeras controvérsias, incluindo o retorno de usuários banidos, alegações de desinfo e um boicote de grandes anunciantes. Isso levou muitos usuários a busca alternativas, com o X perdendo cerca de 2,7 mi de usuários ativos nos EUA em apenas dois meses após a eleição de novembro de 2024. A Bluesky, uma plataforma descentralizada desenvolvida pelo fundador do X, Jack Dorsey, ganhou quase 2,5 mi de usuários no mesmo período. Com mais de 26 mi de usuários, a Bluesky atua como um lóbi pra teia aberta e viu empresas como Netflix, Duolingo e The Guardian abrirem contas depois de abandonarem publicamente o X.



Outra plataforma que vem ganhando destaque é o Threads, que atualmente tem 275 mi de usuários, apesar de te sido liberada apenas em 2023. O Threads faz parte da máquina Meta e foi criado pela equipe do Instagram, e há planos pra permiti que as marcas comercializem nele à medida que + empresas ganham força entre os usuários, como o Reddit, com 191 mil seguidores.
IA nas mídias sociais
A IA está revolucionando o mercando digital e as mídias sociais, melhorando os recursos e facilitando as atividades em escala. A IA é usada por profissionais de mercando pra cria conteúdo social, como texto, imagens, vídeos e influenciadores, analisa dados, promove a personalização, automatiza o atendimento ao cliente por meio de bôs de papo avançados e aumenta o desempenho da mídia social. De acordo com o Statista, 38% dos profissionais de mercando acreditam que o pri benefício da IA pras mídias sociais é o aumento da eficiência, a geração de ideias + fácil (34%) e o aumento da produção de conteúdo (33%).
No entanto, muitos profissionais descobriram que os resultados da IA são tão bons quanto as infos inseridas. Alison Battisby sugere o uso de aprontas personalizadas pra personaliza o conteúdo da mídia social, como escolhe a voz certa e evita certas palavras. A IA também pode se usada em pub, pois o TikTok liberou o TikTok Smart+, uma solução com tecnologia de IA que automatiza a segmentação, a geração de lidadores e as campanhas criativas.
O curta domina
O surgimento do TikTok, do Instagram Reels e do YouTube Shorts levou a um aumento nos vídeos curtos, com a Meta relatando que 60% do tempo do Facebook e do Instagram é gasto em vídeo. Esse formato permite que as marcas se comuniquem com os clientes em pequenos intervalos, o que exige autenticidade e narrativa.
• Construa seus vídeos na vertical
• Use áudio na maioria das vezes
• Tente sempre cria seus desenhos de vídeo na zona segura
• Seja + breve, até 5min é uma boa
• Escreva títulos curtos
O conteúdo do cliente ofusca o conteúdo do influenciador
O mercando de influência é eficaz, mas muitas empresas agora estão se concentrando em envolver os clientes em suas atividades de mercando. Essa mudança fez com que as marcas repensassem suas estratégias, evitando a atenção negativa e aumentando o conteúdo gerado pelo usuário. Por exemplo, a empresa de cuidados com a pele Topicals organizou uma “Tropeça comunitária” à França, combinando influenciadores e clientes regulares.

Essa abordagem é vista como uma “necessidade” pra Topicals, pois cria um sentimento positivo em relação à marca e à retenção de clientes. A marca de beleza Refy também organizou um retiro exclusivo em uma vila de marca pros membros de sua comunidade.